Guia: Como montar uma "Central Multimídia" em seu apê - Parte 3 - Instalando o XBMC

Assim que aluguei meu apê novo, dentre outras mudanças, eu quis montar uma central multimídia usando minha TV LCD antiga (uma 32''), meus trilhões de arquivos multimídias que estão em um HD externo e alguns poucos reais para adaptar tudo isso de uma forma que atendesse as minhas necessidades.
Para os que não viram, vale a pena dar uma olhada no material que comprei na China, e na customização do MiniPC indicado, o Rikomagic IIIS. Não leu? Leia então:

Parte I. Guia: Como montar uma "Central Multimídia" em seu apê
Parte II. Guia: Como montar uma "Central Multimídia" em seu apê - Customizando seu Rikomagic IIIS

Lembro ainda que o primeiro post foi feito há algum tempo e, portanto, acredito que já estejam vendendo versões mais novas, mais rápidas e modernas. Como eu comprei esse mesmo, vou deixar o tuto voltado a ele -- fiquem à vontade para comentar as suas adaptações em outras versões.

Agora, vamos passar à instalação do software que rodará no seu Rikomagic IIIS, que dará a "cara" de uma verdadeira central multimídia: o XBMC.

O XBMC é uma solução de código aberto (open source) para multimídia, oferecendo diversos recursos, plugins, skins, etc. que te possibilitam customizar e configurar sua central multimídia com uma cara muito "profissional". Veja algumas imagens do programa abaixo:



Como podem ver, o XBMC possibilita que você dê uma cara muito melhor para o seu player de vídeo, aumentando em muito a experiência visual que teremos ao ver nossos vídeos.

É bom mencionar que o XBMC é uma solução originalmente projetada para o antigo XBOX, e depois portada a outras plataformas (Mac, PC, Linux, etc.) e, mais recentemente, finalmente lançada para o Android.

.:: Instalando o MXPlayer e o XBMC Player

O XBMC padrão vem com um player interno que funciona bem no geral, mas perde em perfornance em alguns vídeos mais "pesados". Assim, apesar de perdermos um pouco da "experiência XBMC", vamos instalar um player externo que funcionará para rodar os vídeos em nossa Central Multimídia. Vamos aos passos:

1º Passo) Ligue o MK802 IIIs, e certifique-se de que ele está conectado à internet. Caso o seu adaptador USB/Ethernet ainda não tenha chegado, como mostrado no post anterior, conecte o MK802 IIIS em sua internet sem fio. Para fazer isso, vá em configurações > Wi-fi e conecte na sua rede.

2º Passo) Abra o navegador de internet presente no MK802 IIIS, e acesse o site XBMC Android, clicando aqui.

3º Passo) Dentro do site, você localizará um quadro na parte direita dizendo "Install XBMC to any Android device", como na imagem abaixo. Baixe a versão Non-NEON Version do MXPlayer e a versão NEON Set Top Box do XBMC.


4º Passo) Instale o MX Player baixado e, na sequência, o XBMC. Após a instalação, abra o XBMC, e você o verá carregando pela primeira vez.


E pronto! Agora você terá o XBMC corretamente configurado em seu MK802 IIIS, já com o MX Player funcionando como player externo.

Fuce um pouco no XBMC, principalmente na parte de Sistema, e arrume o idioma, mude a skin se quiser (eu uso a Skin Ace e a Aeon Nox, muito boas) e tente tocar alguns vídeos. Você verá que ao tocar um vídeo o MXPlayer será aberto, mas sem quebrar a interface do XBMC.

No próximo post vou detalhar um pouco mais algumas configurações que uso no meu XBMC, e como deixá-lo com uma cara mais legal.

Gostou? Tem mais alguma dica ou sugestão? Deixe nos comentários abaixo.

Até a próxima!
 
Copyright © . Apê de Nerd