Precisa de uma resolução maior? Como "enganar" um aplicativo em netbooks

Alguns aplicativos exigem que você use uma resolução maior do que a disponível no computador e, em regra, se você usa um netbook, é possível que tenha algum problema do tipo ao tentar rodar determinado programa.

Como exemplo para este post, vou mostrar o erro que encontramos após instalar o RPG Maker VX Ace em um netbook, que tem uma resolução máxima de 1024x600:


Como podem perceber, ao tentar rodar o programa no netbook, recebemos uma mensagem de erro dizendo que não é possível rodá-lo em função da sua resolução, que é inferior ao mínimo de 1024x768.

Para resolver este problema, vamos usar o programa chamado FakeRes, desenvolvido pelo site CherryTree, neste link: http://cherrytree.at/cms/lang/en/new-tool-fakeres/

No site, eles dizem o seguinte:
"FakeRes will make any application believe that your screen has a resolution different from the real one. Some applications refuse to start if the screen resolution is too low, even if it wouldn’t cause a problem. With FakeRes, you can use these applications (like RPG Maker XP/VX or HUAWEI’s Mobile Connect software) on your netbook (or other device with low resolution) too. You just have to select the application you want to trick into working and click “Create Shortcut” to create a shortcut on your desktop which will launch this application with a fake resolution. Optionally, you can specify which resolution should be faked."
Traduzindo:
"FakeRes fará com que qualquer aplicativo acredite que sua tela tem uma resolução diferente da real. Alguns aplicativos se recusarão a iniciar se a resolução de tela for muito baixa, ainda que isto não cause um problema. Com o FakeRes, você poderá usar tais aplicativos (como o RPG Maker XP/VX ou o programa HUAWEI’s Mobile Connect ) em seu netbook (ou outro dispositivo com baixa resolução) também. Você apenas precisa selecionar o aplicativo que deseja enganar para funcionar e clicar em "Create Shortcut" [Criar atalho] para criar um atalho em sua Área de Trabalho que irá lançar este aplicativo com um falsa resolução. Opcionalmente, você pode ainda especificar qual resolução deverá ser utilizada."

Portanto, para enganar o aplicativo que está dando erro ao abrir, basta instalar o aplicativo acima e clicar no botão com "..." e selecionar o executável do aplicativo que está dando problema, escolher a resolução desejada (como 1024x768) e escolher o nome para o atalho em "Shortcut name".

Após, clique em Create Shortcut e veja que um atalho será criado em sua Área de Trabalho.

Clique no atalho e voilá!

Gostou? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.

Até a próxima.
 
Copyright © . Apê de Nerd